Antes de lançar qualquer campanha ou ação online é preciso criar um planejamento para o marketing digital da sua empresa. É essa etapa teórica que irá garantir um alto controle sobre cada passo do projeto, além de mais facilidade em controlar os resultados e mensurar o retorno sobre o investimento.
Nesse planejamento, é preciso desenvolver um documento com uma explicação detalhada de todas as ações que deverão ser realizadas pela empresa, e quais são os resultados esperados – bem como as alterações previstas caso não sejam atingidos.
Passos para criar um planejamento de marketing digital
O primeiro passo para um planejamento eficiente é definir seus objetivos. Antes mesmo de começar, é preciso traçar qual é o alvo que se deseja atingir para que todo o marketing seja mais focado. Depois disso, é importante pesquisar e conhecer seus públicos-alvo. Dessa maneira é possível descobrir quais canais digitais e linguagens são precisos usar para atingí-los e chegar a sua meta.
No terceiro passo, é preciso escolher a captar a equipe que será responsável pelo lançamento, monitoramento e nutrição da campanha online. Muitas vezes, é necessário usar softwares e ferramentas de marketing digital, por isso treinar seus colaboradores é fundamental.
No quarto e quintos passos, respectivamente, é preciso determinar o conteúdo a ser vinculado na campanha e elaborar o cronograma para que todas as informações sejam publicadas de acordo com o tempo total da ação, e traga os resultados esperados.
A importância do planejamento estratégico
Para uma empresa ter sucesso, antes de elaborar qualquer planejamento de marketing digital é importante definir a estratégia. Ela ajuda a definir qual é a direção que a companhia deve seguir – em termos de expansão, oferecimento de novos produtos/serviço ou inauguração de novas áreas – para ter mais sucesso e lucratividade.
É preciso lembrar que para qualquer empresa o planejamento pode parecer uma etapa maçante, mas é fundamental. Sem ele, o negócio pode funcionar bem por um tempo, mas não terá perspectivas de crescimento, e, principalmente, não expressará confiança para atrair parceiros, sócios ou patrocinadores.